Quantcast
Channel: Pequenos em foco » Criança
Viewing all articles
Browse latest Browse all 2

Meu filho vai mal na Escola

0
0

Por Suzanne Romão

criança escola

O post desta semana vai falar daqueles pequenos que já não são tão pequenos assim, os pequenos que já estão na escola e que já precisam se preocupar com o desempenho escolar.

Nesta época do ano, a maioria dos alunos já estão praticamente muito próximos das férias, apesar das aulas ainda não terem terminado. Isso acontece por conta do desempenho escolar de cada aluno. Muitos já estão com as notas “fechadas”, ou seja, já atingiram a pontuação acumulada para a aprovação, e aí podem se considerar “de férias”. Mas uma pequena parte dos alunos ainda precisam se dedicar muito nestes últimos dias para garantir a média e passar de ano.

Quando uma criança não vai bem na escola, é preciso considerar diversas hipóteses ou motivos para se descobrir e ajudá-la neste momento. Muitos pais recorrem a professores particulares, reforço na própria escola e até mesmo um acompanhamento psicológico. E podemos falar que todos estes artifícios são válidos e necessários para entender e ajudar seu filho na escola.

Uma boa maneira para começar é entender o que o seu filho está precisando neste momento, pois as vezes é preciso uma atitude rápida e radical já que estamos no final do ano. Me refiro a um estudo intensivo que pode ser com os pais em casa ou mesmo um professor particular, e/ou ainda afastar seu filho das demais atividades que ele faça para que a dedicação seja integral.

Se este não é o caso, observar a rotina e a história familiar do nosso pequeno grande filho é uma prioridade. Como é a rotina da criança quando ela está em casa?? Existe um local adequado para seu estudo?? Existe um tempo determinado para que a criança faça as lições e os estudos que a escola exige?? Existe um acompanhamento nas lições e estudos dentro de casa??

Pensamos muitas vezes que estamos ensinando responsabilidade para nossos filhos deixando que eles cuidem de seus afazeres escolares, certo? Nem tanto. Antes de termos ou sermos responsáveis por nossas próprias tarefas e afazeres foi preciso aprender como fazer não é mesmo? Então porque seria diferente com nossos filhos, eles precisam aprender como fazer isto e quem deve ensinar esta “matéria” somos nós.

Cuidado para não confundir dificuldade escolar e baixo desempenho com má vontade. Este fato pode ser sim um agravante no desempenho escolar de seu filho, mas não dá para pensar que é só isso que está acontecendo. Ouço muitos pais falando: “ quando ele tomar jeito, ele vai melhorar na escola”.

A palavra/ação que gosto muito de usar é acompanhar. É através do olhar constante que conseguimos entender e ajudar nas dificuldades de nossos filhos. E esta palavra/ação, acompanhar, pode e deve ser usada pra tudo. Estar sempre atento às lições e tarefas de seu filho, estar atendo às mudanças que podem ocorrem na escola ao longo do ano, como alunos novos, novas atividades, mudanças de professores, etc., e principalmente estar atento às mudanças de comportamento e humor das crianças.

criança escola2

Manter sempre um canal de comunicação satisfatório entre escola e família pode ser uma dica preciosa. Entender qual é a medida que a escola se apoia para ajudar o aluno e como isto acontece. Acompanhar também para que não haja retaliações, pré-conceitos e discriminações com aqueles alunos que necessitam de uma ajuda extra. A discriminação pode ser fatal para o baixo rendimento escolar.

Portanto, cuidado ao exigir muito de seus filhos, a ideia é acompanhá-los ao longo do ano, observando suas dificuldades sem punições por não terem conseguido aquilo que era o esperado. Se o máximo não foi atingido, mostrem para seu filho o que é preciso fazer e mudar em seu comportamento para que seu desempenho seja diferente no próximo. E lembre-se seja o exemplo para ele!!

Até o próximo.



Viewing all articles
Browse latest Browse all 2

Latest Images





Latest Images